Rua Uruguai, 458. Centro, Itajaí - SC CEP: 88302-901

Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas 

Bloco D1, 4º Piso. 

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Logo adaptado por @maritaulricx

Informações

Sobre o evento

 

O II Congresso Internacional de Políticas Públicas para a América Latina tratará da temática de “Direito, Saúde, Educação e Meio Ambiente” e ocorrerá entre os dias 23 a 25 de outubro de 2019 na Universidade do Vale do Itajaí, Campus Itajaí. O objetivo é promover o II Congresso Internacional de Políticas Públicas para a América Latina, na perspectiva dos ODS, estruturando um espaço para a reflexão sobre atuais inovações voltadas para as políticas públicas, o direito, a saúde, a educação e meio ambiente, com foco em ações que otimizem e proporcionem alcançar um desenvolvimento sustentável na sociedade.

 

O evento contará com conferências, mesas redondas, minicursos e comunicação de pesquisa em forma de pôster e oral. Todos os palestrantes, conferencistas, ministrantes de oficinas e minicursos foram escolhidos nas parcerias internacionais e nacionais, com base em seu currículo, em suas pesquisas atuais e em sua adequação com as temáticas do evento. As comunicações de pesquisa serão posteriormente compiladas nos Anais do evento, que ficarão disponíveis para o público. O evento visa unir a ciência com a cultura, dando espaço na programação para apresentações de canto, dança, instrumental, declamação de poesia, exposição de arte, entre outros.

 

Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o evento tratará diretamente sobre Saúde e bem-estar (3º ODS), Educação de qualidade (4º ODS), Água potável e saneamento (6º ODS) e Paz, justiça e instituições eficazes (16º ODS), além de abordar brevemente alguns dos outros objetivos. A relação com os ODS se dará em toda programação científica. Foram escolhidos estes objetivos supracitados, pois o evento tem comprometimento em abordar a saúde, de forma integral e universal, com visão inter e transdisciplinar, bem como a educação e o meio ambiente. A inclusão do 6º ODS se dá pela cooperação da UNIVALI, no Mestrado de Gestão em Políticas Públicas, com a Universidad de Alicante (Espanha), no Máster en Gestión Ambiental, Tecnologías y Políticas Públicas abordando especificamente a água, tecnologias e políticas públicas para reaproveitamento, captação e gestão sustentável. O 16º ODS se alinha ao evento por meio da cooperação entre a UNIVALI e o Observatório Social de Itajaí, buscando sempre a transparência e eficácia na gestão municipal, estadual e nacional.

A primeira edição do CIPPAL

 

O II Congresso Internacional de Políticas Públicas para a América Latina, tem suas raízes na primeira edição do Congresso Internacional de Políticas Públicas para a América Latina que teve como tema “Desafios e perspectivas na América Latina” e ocorreu em junho de 2017, com apoio da CAPES, através do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP). A coordenação geral foi desenvolvida no Mestrado de Gestão de Políticas Públicas da UNIVALI. As comissões, a programação científica e as apresentações culturais do evento foram alinhadas de forma multidisciplinar para atender o grande tema “Desafios e perspectivas na América Latina”.
     

O evento contou com três dias de programação científica intensa com conferencistas, palestrantes, pesquisadores nacionais e internacionais, quando realizou-se 4 simpósios com temáticas de meio ambiente, saúde, educação e gênero, 1 encontro, 13 mesas redondas, 20 oficinas, 23 apresentações culturais diversas e 1 exposição de arte. Ainda houveram 240 submissões de pesquisa aprovadas em forma de resumo.
     

      Os principais produtos dessa edição do evento foram:

  • Uma edição de Anais, com os resumos compilados;

  • Um catálogo com as obras da exposição de arte e poesias;

  • Um E-book de 45 capítulos com a seleção das melhores pesquisas em forma de artigo completo;

  • Um livro impresso com textos originais dos palestrantes do evento.

    

A primeira edição do Congresso Internacional de Políticas Públicas para a América Latina foi um sucesso de público, contando com 1.591 (mil quinhentos e noventa e um) inscritos ao todo e com diversas atividades acontecendo simultaneamente.

Palestrantes

 

A-Z

Alba Zaluar - Graduação em Ciências Sociais na UFRJ, pós graduação na Universidade de Manchester, Inglaterra, mestrado em Antropologia Social no Museu Nacional, UFRJ e o doutorado em Antropologia Social pela USP. Passou em concurso para Prof. Livre Docente da UNICAMP e para Professor Titular em Antropologia Social da UERJ. Foi professora titular de Antropologia do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro onde fundou em e coordenou o Núcelo de Pesquisa em Violências com inúmeras pesquisas no tema das violências doméstica, policial, urbana, vinculada ao tráfico de drogas . Aposentou-se e passou a atuar como professora visitante no IESP/UERJ. 

Alceu de Oliveira Pinto Junior - Graduado em Direito pela UFSC; Mestre e Doutor em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI; Coordenador de Pós-Graduação da UNIVALI na Grande Florianópolis; Coordenador de Cursos de Pós-Graduação em Direito Penal e Direito Processual Penal na Escola do Ministério Público/SC; Professor de Direito Penal, Direito Processual Penal; Criminologia, Política Criminal e Didática do Ensino Superior;  Consultor ad hoc do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária; Consultor do Conselho Estadual de Educação/SC; Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e do Instituto Latino-americano de Direito Penal e Processual Penal. Secretário Municipal de Segurança Pública de Florianópolis/SC. 

Asensio Navarro Ortega - Licenciado en Derecho y Licenciado en Administración y Dirección de Empresas por la Universidad de Granada, Bachelor en International Science por el Instituto de Estudios Superiores INSEEC París, Máster en Derecho Constitucional Europeo y Doctor en Ciencias Jurídicas por la Universidad de Granada. Desde el año 2009 forma parte del claustro de profesores del Departamento de Derecho Administrativo en dicha Universidad, donde imparte docencia en varias titulaciones. Actualmente en condición de Profesor Ayudante Doctor, en el Campus de Melilla de la Universidad de Granada.

Fabiano Zucco - Advogado com especialização em direito público, mestrado em gestão de políticas públicas, iniciando sua história como político estudantil, atuando no âmbito nacional, dedicando-se a política partidária, atuou como observador internacional em eleições e membro da academia internacional liberal, onde obteve formação em planejamento estratégico, marketing e liberdade de impressa, em seguida militando na área pública na condição de advogado. Dedicando-se ao desenvolvimento de soluções para Gestão Pública. Sendo um dos pioneiros no estudo jurídico e apoiadores da ferramenta Pregão Eletrônico no Brasil, trabalhando na condição de conselheiro da Bolsa Brasileira de Mercadorias, auxiliando na implantação do pregão eletrônico em diversas Prefeituras, Governos de Estado e Empresas Públicas. Atuou na condição de Procurador Geral de Município. CEO da MercadoPúblico.org. 

Fernando Sousa - Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ), possui Especialização em Sociologia Urbana pela UERJ e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Possui experiência de pesquisa nas áreas de Antropologia e Sociologia. Atuou como consultor da ONU-HABITAT Brasil para a implantação e coordenação de políticas públicas em favelas da cidade do Rio de Janeiro. Criou o argumento e realizou a pesquisa para a produção do documentário "Manobreiro de Água" e a direção, roteiro e argumento do filme "Intolerâncias da Fé", ambos produzidos no âmbito do edital da faixa Sala de Notícias do Canal Futura. Assina a direção, roteiro e pesquisa do documentário Nosso Sagrado, Nossos Mortos Têm Voz e Entroncamentos, ambos produzidos pela Quiprocó Filmes. É diretor executivo da Quiprocó Filmes.

Flávio PansieriPresidente do Conselho Fundador da Academia Brasileira de Direito Constitucional; Conselheiro Federal Eleito da Ordem do Advogados do Brasil; Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Direito do Estado pela USP. Especialista em Direito Público pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos. Bacharel em Direito pela PUCPR. Professor da PUCPR.

 

Jairo Gund - Diretor do Departamento de Desenvolvimento e Ordenamento da Pesca no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

João Henrique Suanno - Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona  UB/ES. Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB/DF. Mestre Educação pela Universidad de La Habana/Cuba revalidado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC/GO. Psicólogo PUC/GO. Psicopedagogo PUC/GO. Professor titular da Universidade Estadual de Goiás. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - MIELT/UEG. Professor, Pesquisador, Palestrante e Conferencista. Investigador sobre Criatividade, Inovação, Escolas Criativas, Ecoformação, Transdisciplinaridade e outros. Autor e coautor de vários capítulos de livros e artigos publicados nacional e internacionalmente.

João Luis Emmel - Possui graduação em Gologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, graduação em Direito - Ciências Jurídicas e Sociais pelo Instituto de Educação de Santo Ângelo, é especialista em Direito Público Municipal pela UNIJUI e Mestre em Ciências Sociais e Políticas Públicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Professor titular da Universidade do Vale do Itajaí e socio-diretor a AOP - Assessoria a Órgãos Públicos. Coordenador do curso de Especialização em Direito Público Municipal na UNIVALI. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo e Tributário.

Laura Albaine - Licenciada en Ciencia Política y Doctora en Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires. Trabajó como asesora institucional en el diseño e implementación del Plan de Igualdad Real de Oportunidades y de Trato entre Varones y Mujeres (Ley 474) en la Ciudad de Buenos Aires. Es investigadora del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) y es docente regular de la Carrera de Ciencia Política de la Universidad de Buenos Aires. Su tesis doctoral aborda la problemática de la Paridad de género y violencia política en Bolivia, Costa Rica y Ecuador. Ha publicado artículos en diversas revistas de ciencias sociales y capítulos de libros sobre la dinámica que adopta el fenómeno del acoso y violencia política en América Latina.

Marcos Vinícius Viana da Silva - Doutor en Derecho pela Universidade de Alicante (2019), Doutor em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Mestre em Ciência Jurídica pela UNIVALI, Bacharel em Direito - Mérito Estudantil - UNIVALI, Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação. Advogado. Domínio da língua Inglesa; Portuguesa, Espanhola e Francesa. Com Intercâmbios Institucionais e Culturais para França, Espanha e Itália.

Maria Cândida Borges de Moraes - Possui mestrado em ciências pelo Instituto de Pesquisas Espaciais, e doutorado em educação pela PUC de São Paulo. Professora aposentada do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Brasilia. Foi assessora de planejamento do Ministério da Educação. É pesquisadora do CNPq e foi pesquisadora da CAPES. Foi pesquisadora da OEA (em Washington), pesquisadora e professora visitante da Universidade de Barcelona de 2002 a 2015. Coordenadora adjunta da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes-RIES da Universidade de Barcelona, além de conferencista nacional e internacional.

Maria do Rosário Knechtel - Socióloga e Pedagoga. PHD em Sociologia da Educação e Meio Ambiente. Pesquisadora do Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR - MADE. É Membro da  Academia  Paranaense  Feminina de Letras do Paraná.
Autora de vários artigos e livros nas áreas em que atúa. Participa de Bancas Examinadoras de Mestrado e Doutorado em Universidades Nacionais e no Exterior, inclusive na Univali. Atualmente, a convite, do Des. Ruy Muggiati do Tribunal de Justiça do Paraná  é Coordenadora  do Projeto de Pesquisa : Justiça Restaurativa  Para  o Jovem e Adulto em  Conflito com a Lei-.Novas  Alternativas para o Sistema Prisional  no Paraná.

Maria Glória Dittrich - Possui graduação em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque, mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau e doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia. É professora titular e pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí no Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas, onde também está atuando como coordenadora; e no Curso de Graduação em Enfermagem. Atua principalmente nos temas: corpo-criante, arte, arteterapia, criatividade, espiritualidade, educação, saúde, cultura e ser humano. É artista plástica, autora e promotora de eventos culturais e científicos.

 

Maria José de Pinho - Possui graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco; Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós - Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. É professora Associado e Bolsista Produtividade do CNPq categoria 2. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, profissionalização docente, avaliação institucional, Metodologia de Pesquisa; Estudos contemporâneo. 

 

María Nohemí Gonzaléz Martinéz - Investigadora Senior COLCIENCIAS. Doctora por la Universidad de Cádiz, en el marco de los estudios de género, identidad y ciudadanía. Líder del  grupo de investigación “Estudios de Género, Familias y Sociedad”  Categoria A1. de la Universidad Simón Bolívar de Barranquilla. Coordinadora para Iberoamérica de la RED-HILA. Red de investigadoras en Ciencias Sociales con Enfoque de género

 

Marilza Vanessa Suanno - Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona - UB. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás revalidação do Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidad de La Habana UH. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Professora efetiva da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FE/UFG. 

Ney da Nóbrega Ribas - Empresário e industrial das áreas de cadeia de suprimentos automotivos e de gráficas, com três empresas no Brasil. É Adviser (voluntário) da Junior Achievement. Exerce também o voluntariado no Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial. Fundador e presidente por duas gestões do Observatório Social – Campos Gerais. Exerce a Presidência do Observatório Social do Brasil (OSB), é um dos disseminadores da metodologia da Rede OSB, realiza mais de 100 palestras por ano, com expertise na coordenação de projetos e planejamento estratégico.

Tânia Regina Krüger - Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós doutoramento no Centro de Estudos Sociais CES Universidade de Coimbra. Docente Associada dos curso de graduação e pós-graduação do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência como editora cientifica na Revista Katálysis e Temporalis. Integrante do Núcleo de Estudos em Serviço Social e Organização Popular - NESSOP. Pesquisadora PQ2 CNPq.

Ruy Muggiati - Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná(1979). Atualmente é professor titular da Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu Unifoz, professor titular da Escola da Magistratura do Paraná e Estatutário da Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná em 31 de agosto de 2007. 

 

Valcir Gassen - Possui graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós-doutorado pela Universidade de Alicante na Espanha e pós-doutorado pela Thomas Jefferson School of Law nos EUA (Estágio Sênior CAPES). Atualmente é professor Associado da Universidade de Brasília - UnB. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário, atuando principalmente nos seguintes temas: direito tributário, hermenêutica jurídica e técnica legislativa.

 

Comissões

Comissão Científica

Dra. Maria Glória Dittrich - UNIVALI
Dr. José Everton da Silva - UNIVALI
Dra. Luciane Angela Nottar Nesello – UNIVALI
Dr. Joaquim Melgarejo Moreno - UA – Espanha
Dr. Asensio Navarro Ortega – UGR - Espanha
Dra. Maria Candida Moraes – UCB 
Dra. Marilza da Rosa Suanno – UFG
Dr. João Henrique Suanno – UFG 
Dra. María Nohemí González Martínez – USB, RED-HILA - Colômbia
Dra. Laura Albaine – UBA - Argentina
Dra. Maria José de Pinho – UFT
Dr. Paulo Marcio Cruz – UNVALI 
Dr. Joaquim Olinto Branco – UNIVALI
Dr. Paulo Rogério Melo de Oliveira - UNIVALI
Dra. Micheline Ramos Oliveira - UNIVALI
Dra. Ana Cláudia Delfini Capistrano de Oliveira – UNIVALI
Dra. Stella Maris Brum Lopes – UNIVALI 
Dr. Jorge Hector Morella Junior– UNIVALI
Dr. Rafael Burlani Neves – UNIVALI 
Dra. Caroline Vieira Ruschel – UNIVALI
Dra. Graziela Breitenbauch de Moura – UNIVALI
Dra. Vanderléa Ana Meller – UNIVALI 
Dr. Marcos Aurelio Maeyama – UNIVALI 
Dra. Yolanda Flores e Silva – UNIVALI 
Dra. Rita de Cássia Gabrielli Souza Lima – UNIVALI 
Dr. Marco Aurelio da Ros – UNIVALI 

Dr. George Saliba Manske - UNIVALI
Dra. Carina Nunes Bossardi – UNIVALI 
Dra. Tatiana Mezadri – UNIVALI 
Dra. Juliana Vieira de Araujo Sandri – UNIVALI 
Dr. Rodrigo Massaroli – UNIVALI 

Comissão Organizadora

Dra. Maria Glória Dittrich – UNIVALI (Coordenação Geral)
Dr. José Everton da Silva – UNIVALI 
Dra. Luciane Angela Nottar Nesello – UNIVALI
Dra. Stella Maris Brum Lopes – UNIVALI 
Dr. Paulo Marcio Cruz – UNVALI 
Dr. Roberto Epifanio Tomaz – UNIVALI 
Dr. Joaquim Olinto Branco – UNIVALI 
Dr. Paulo Rogério Melo de Oliveira – UNIVALI 
Dra. Micheline Ramos Oliveira – UNIVALI 
Dra. Ana Cláudia Delfini – UNIVALI 
Dr. Fernando Cesar Lenzi – UNIVALI 
Dr. Carlos Golembiewsky – UNIVALI 
Dr. Rafael Burlani Neves – UNIVALI 
Dr. Ricardo Stanziola Vieira – UNIVALI 
Dra. Vanderléa Ana Meller – UNIVALI
Dra. Caroline Vieira Ruschel – UNIVALI
Dra. Graziela Breitenbauch de Moura – UNIVALI
Dr. Marcos Aurelio Maeyama – UNIVALI
Dr. Jorge Hector Morella Junior– UNIVALI
Dra. Rita de Cássia Gabrielli Souza Lima – UNIVALI 
Dra. Fabiola Hermes Chesani – UNIVALI 
Dr. Rodrigo Massaroli – UNIVALI 
Dr. Alan de Jesus Pires de Moraes – UNIVALI 
Dra. Cleide Jussara Müller Pareja – UNIVALI 
Msc. Eduardo Guerini – UNIVALI 
Msc. Heloisa Beatriz Machado – UNIVALI
Msc. Maria Denise Mesadri Giorgi – UNIVALI
Msc. Claiza Barreta – UNIVALI
Msc. Josiane Aparecida Ferrari de Almeida Prado – UNIVALI
Msc. Diogo Spengler Barcelos Machado – UNIVALI

Maria Carolina de Goes Ulrich – UNIVALI

Agostinho Peruzzo – UNIVALI

Fernanda Souza Tome da Silva – UNIVALI

Henrique dos Santos Barros – UNIVALI
Jéssica Costa Sousa Caldeira – UNIVALI
Jules Marcelo Rosa Soto – UNIVALI
Leticia Gomes dos Santos – UNIVALI
Luis Fernando Almeida – UNIVALI
Marcelo Menezes da Luz Machado – UNIVALI
Marcio Roberto Paulo – UNIVALI
Marcos Vinicios Gonçalves – UNIVALI
Marcelo Noldin – UNIVALI
Sanya Mendes Nogueira – UNIVALI

 

Local

Itajaí, SC

Erguida no encontro do Rio Itajaí-Açu com o mar, Itajaí fica situada no litoral norte de Santa Catarina, estado da região sul do Brasil. Colonizada por portugueses, no século XVIII e alemães no século XIX, a cidade tem desde os seus primórdios uma forte ligação com a navegação e hoje abriga um dos maiores complexos portuários do país.

Itajaí tem belas praias cercadas por morros cobertos pela exuberante vegetação subtropical da Mata Atlântica. A cidade investiu no turismo. Ergueu o único píer turístico da região sul do Brasil que possui alfândega e, portanto, permite a atracação de navios de cruzeiros marítimos internacionais. Nas águas abrigadas do Rio Itajaí, os turistas descem no centro da cidade.


Itajaí também é uma cidade universitária com seus 23 mil alunos da Universidade do Vale do Itajaí, Univali, uma das maiores instituições de ensino do Brasil, com mais de 70 cursos superiores.
 

Como chegar?

Pode-se chegar até Itajaí de carro, pela BR-101 ou de avião, através do aeroporto de Navegantes (6km) ou de Florianópolis (105km de distância). O endereço completo da Univali é Rua Uruguai, n. 458, Centro. CEP 88302-901, Itajaí, SC. Confira mais no mapa abaixo.
 

Onde ficar?

Em breve mais informações sobre locais indicados pela comissão do evento
 

UNIVALI - Campus Itajaí

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) é uma das maiores instituições de ensino superior do Brasil. Localizada no litoral centro-norte de Santa Catarina. Sua estrutura multicampi e sua política de atuação permitem atender a comunidade em toda a sua área de abrangência, promovendo o crescimento local e global através da produção e socialização do conhecimento pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão.

São mais de 24 mil alunos, que contam com 170 mil m2 de área construída, 485 salas de aulas e 950 salas de apoio e laboratórios, todos equipados com tecnologia de ponta e monitorados por profissionais altamente capacitados. Além disso, os estudantes dispõem de espaços reservados às atividades práticas, como clínicas, agências, escritórios, teatro, auditórios, ginásios de esporte e quadras poliesportivas, piscina e onze bibliotecas.

Atualmente, a Univali possui mais de 60 cursos superiores, entre mais de cem opções de turno e local. Conta ainda com cerca de 35 cursos de especialização/aperfeiçoamento, onze mestrados e seis doutorados.